Este é o blog da editoria de opinião do jornal Diário da Manhã. Aqui, a sua opinião acerca dos assuntos e fatos da atualidade serão publicados. Seja bem-vindo!
segunda-feira, 2 de junho de 2014
Consciência ambiental: um trabalho coletivo, incessante e ininterrupto
Por João Gomes
Uma gestão pública que mantenha à frente de suas ações o compromisso com o desenvolvimento constante e a geração de qualidade de vida ao seu povo deve ter foco em dois tempos: o presente e o futuro. Em Anápolis, particularmente, nossa gestão com Antônio Gomide à frente da cidade teve ainda a preocupação – por necessidade das circunstâncias – de se preocupar com o passado. Com um município abandonado em investimentos e ausente de projetos efetivos, tocado no improviso, a cidade perdeu muito espaço e tempo para crescer.
Ao longos destes cinco anos, usamos parte do tempo para recuperar boa parte deste atraso, trocando o espaço das carências por obras, projetos e realizações em diversas áreas. Com isto, reconquistamos todos um novo senso de autoestima e devolvemos ao anapolino a esperança que há tempos ele havia abandonado quanto à viabilidade de sua cidade. Agora, portanto, nesta nova fase em que assumimos o gabinete municipal, temos de nos manter firmes nas ações do presente e prever desafios futuros a fim de minimizá-los. Mais do que isto: temos como objetivo a criação de uma geração realmente nova, com novas ideias e novas noções de cidadania e respeito ao bem coletivo que é a cidade.
Neste conceito, uma das áreas estratégicas para destravar este novo parâmetro de consciência é o Meio Ambiente. Com uma história mundial recente neste despertar coletivo para a necessidade da preservação e respeito, ainda é um desafio entronizar na sociedade conceitos fundamentais cujos desdobramento não estão somente na preservação do verde ou das características geográficas de cada região, mas sim, na garantia da preservação da própria vida humana e das espécies.
Ao presente, temos realizado um trabalho de conscientização pela proximidade do indivíduo com o meio. A construção de parques ambientais, como o Liberdade e o Ipiranga estabeleceram um novo formato na relação do homem com sua cidade e seu verde. Nossas crianças se desenvolvem em conformidade com estes conceitos fundamentais de respeito ao meio, sustentabilidade e respeito à vida. Jovens e adultos têm a chance de um novo despertar e entram em contato com o pensamento do futuro, cada mais presente em todos nós.
Estamos próximos de dar a nossa contribuição para este “presente”, através da inauguração do Parque da Cidade, que promete ser o maior parque urbano de Goiás, localizado na entrada principal da cidade. Será um novo referencial de vida saudável, de prática esportiva, de consciência ambiental e de lazer ao ar livre a todos.
No entanto, o trabalho em prol da preservação do meio ambiente é incessante, árduo e deve ser ininterrupto. Para o futuro, precisamos desenvolver ações no hoje, a fim de criar uma nova sociedade, arejada por ideias renovadas e inéditas e que, sobretudo, compreendam a necessidade de atuar de forma mais justa com o meio em que estamos ocupando.
Para isto, nesta semana, realizamos mais uma rodada da Semana do Meio Ambiente de Anápolis, a sexta edição de nossa gestão, cujo tema principal é o trato ambiental a partir do que geramos nos nossos descartes. A reciclagem é um tema recorrente, mas que precisa ser expandido e esta é nossa proposta: falar de redução, reutilização e reciclagem. Chegamos a este debate com propriedade por termos realizado um trabalho fundamental, que mereceu elogios do Ministério Público, no tratamento de resíduos e na lagoa de tratamento do Aterro Sanitário, ainda no ano de 2010.
Acreditamos que a atração do público ao debate e do estabelecimento de políticas exequíveis podemos despertar nas pessoas uma nova relação pessoal com o meio. E, especialmente, nas crianças temos não a oportunidade, mas a missão de criar desde já uma nova consciência e um novo modo de pensar a vida cotidiana. Sabemos da importância do trabalho e do quão árduo é, por ser – como frisamos – constante e ininterrupto em todas as suas abordagens – mas o principal já temos bem claro: o valor e a importância desta obra para a preservação da vida e da geração de qualidade de vida para todos nós.
(João Gomes, prefeito de Anápolis)
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário